domingo, 11 de agosto de 2019

Recomendações no Wattpad I

Se você escreve conteúdo original ou gosta de ler histórias online, provavelmente já ouviu falar de uma plataforma chamada wattpad e talvez até a utilize. Mas caso você não saiba o que é, vamos a um resumão bem básico sobre o que é a plataforma.

O wattpad é considerado uma "comunidade de escrita", onde você pode compartilhar suas histórias dos mais variados gêneros e ler o que outros autores estão publicando. É uma plataforma bem organizada e interessante onde você pode criar suas listas listas de leitura (uma espécie de biblioteca virtual com as obras presentes no site), comentar e votar nas suas obras favoritas e até mesmo participar de desafios e concursos que acontecem nas contas oficiais do wattpad e em outras contas não-oficiais, mas que se destinam a isso.

Além disso, a plataforma ainda possibilita a interação entre os autores e leitores da mesma através de mensagens privadas, comentários e até mesmo em um fórum (em inglês) chamado wattpad Community. E tudo isso de graça no site ou no app, embora há também uma versão Premium dos mesmos, adicionando funções extras.
É uma ótima pedida para quem está começando a carreira agora, para quem escreve como um hobby e até mesmo para autores profissionais que desejam compartilhar um pouco mais de seu trabalho para o mundo. O leque infinito de sua imaginação pode se abrir nas páginas do queridinho dos autores online e, embora seja muito popular por suas fanfics e histórias de romance (algumas delas ganhando a chance de se tornarem filmes), há muito mais quando você abre a página. Há muitos que usam o wattpad para publicar suas histórias de ação, suspense, mistério, terror, comédia e muitos outros gêneros que contam com mais tags que a gente possa imaginar. Agora vamos falar sobre esses casos com o início da série Recomendações no Wattpad.

Lembrando que os direitos da história pertencem aos seus respectivos autores originais e esta listagem serve apenas como uma forma a mais de divulgação de cada trabalho. Se, por acaso, sua obra estiver listada aqui e você desejar que ela seja retirada, entre em contato comigo que editarei o post o mais rápido possível para removê-la. As obras aqui listadas não se encontram em uma ordem específica como leituras (as "visualizações" da plataforma), votos (as "curtidas") ou ranking, mas em ordem aleatória. Agora, sem mais delongas, à lista. Clique na capa do livro ou no título para ser redirecionado até a página.





por Hans Christian Andersen
Dinamarca, 1837
Publicado pela conta oficial ContosLP


Vamos começar por este clássico que alguns amam, alguns odeiam e outros não conhecem. A Roupa Nova do Imperador é um conto clássico curto do mesmo autor da versão original de A Pequena Sereia. Não, não aquela da Disney, mas vamos deixá-la para mais tarde. Este conto pode ser considerado um clássico de comédia devido ao seu tom inusitado e sátiro sem exageros. Caso você seja fã de Panic! At The Disco, o nome do conto talvez lhe seja familiar.
Narra a história de um imperador que, acima de tudo, sempre deseja possuir roupas novas e dois artesãos que garantem que conseguem fazer um modelo único: uma roupa invisível para pessoas que não sejam inteligentes ou capazes. Tentado pela oferta, o imperador decide contratar o serviço dos dois e lhes oferece a mais fina seda e o melhor fio de ouro para a costura. Mas como o imperador se sairá ao adquirir suas roupas invisíveis?



por Hans Christian Andersen
Dinamarca, 1837
Publicado pela conta oficial ContosLP


Agora sim falaremos sobre ela. Imensamente popularizada após as animações da Disney e sua linha de produtos da mesma empresa, o que muitos não sabem é que, na verdade, A Pequena Sereia é um conto clássico de 1837. Bom, você provavelmente já assistiu, ou ao menos ouviu falar sobre a Ariel e conhece a história de A Pequena Sereia, mas será que conhece também o conto que deu origem ao filme? Esqueça tudo o que você sabe sobre a sereia ruiva que desejava tanto fazer parte desse mundo que deu sua voz em troca da chance de caminhar em seus... como eles chamam? Ah! Pés!
Consideravelmente mais longo que o conto anterior e com um desenrolar bem diferente do que muitos conheceram através da animação, o conto original também segue a história de uma sereia que deseja ver o mundo aqui de cima e também oferece, de certo modo, sua voz em troca da realização de seu desejo. Mas a forma como seu sonho acontece e a conclusão de sua história não são como muitos esperam.



por Luisa Moreira
Brasil, 2016


Primeiro conto originalmente publicado na plataforma desta lista, Soturnidade é uma antologia com dez contos curtos de terror, mas que têm muito a oferecer. Sempre tive um fraco por histórias de terror, então quando avisto uma, não perco a oportunidade e começo a ler, e não me arrependo o mínimo de ter clicado nesta. A autora Luisa Moreira orquestrou a história de forma cativante e incrível, e a leitura flui naturalmente de forma agradável e tensa ao mesmo tempo. Em apenas dez contos de aproximadamente três minutos de leitura cada, eu poderia dizer que este livro está a par com livros e filmes mais longos e populares.



por Handerson Rodrigues (Handerson 21)
Brasil, 2016


Terceiro vencedor do concurso Desafio em Letras, Centésimo Sétimo Andar, uma história de gênero drama e baseada em um evento real, consiste em quatro capítulos que narram a história de Caroline Grissom e como ela morreu. Caroline era uma mulher que amava e dava prioridade ao seu trabalho e poderia ser considerada um pouco ambiciosa com ele mas, como dito anteriormente, ela havia morrido. Ao fim da história, você pode se pegar pensando sobre aquela sua última discussão, sobre sua relação com sua família e até mesmo sobre a forma  como você leva sua vida, pois Caroline não teve a chance nem mesmo para pensar sobre isso, quanto mais poder resolver tudo isso.



por Victor Ferreira
Brasil, 2019

E, por último, é claro que eu não poderia deixar minhas próprias histórias de fora da lista. Mythologos não foi a primeira história que postei na plataforma, mas foi a primeira a ser planejada e escrita (e eventualmente, a primeira a ser concluída) e faz parte de um universo compartilhado com as demais histórias que ainda serão publicadas, mas não terão uma ligação necessariamente direta.
Mythologos é semi-antologia de terror e dark fantasy e dá ao leitor a possibilidade de escolher entre dois finais possíveis para a história. O tema central são lendas urbanas de diversos países e cada conto é inspirado em uma lenda diferente, mesmo que sutilmente. Contém contos sobre entidades que possuem humanos e os tornam monstros, criaturas que anunciam e executam a morte e de cinco pessoas a quem foram destinadas o destino de seu mundo, assim como os "arquivos", que são capítulos destinados a explicar um pouco mais sobre as lendas ao longo da história.


Bem, por enquanto é isso. Conheciam alguma das histórias? Ficaram curiosos e tentados a ler alguma? Pretendo postar sempre sobre novas recomendações a cada quinzena. Espero que tenham gostado da lista e sintam-se a vontade para fazer suas próprias divulgações também. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário