sábado, 5 de outubro de 2019

Resenha breve e análise: Série Himitsu


Himitsu ~Kuro no Chikai~ é, originalmente, uma trilogia de músicas compostas por HitoshizukuP e Yama△, com ilustrações feitas por Suzunosuke utilizando o programa sintetizador de voz VOCALOID.

Esta resenha não terá grandes spoilers sobre a novel e, sendo assim, não irá revelar acontecimentos a partir da segunda parte da estória.

A primeira música — homônima da adaptação em novel, de 2012 — foi lançada em abril de 2010 e conta a história de um anjo (Rin), que se apaixona por uma humana (Miku), embora a interação de anjos e humanos fosse um tabu, e os obstáculos que tiveram que superar, suas relações com outros personagens apresentados na música e suas ações para que pudessem ficar juntas em um mundo onde anjos e demônios — sem gênero definido, embora possam assumir a aparência que acharem melhor — batalhavam desde a Guerra do Paraíso, que causou grandes perdas a ambos lados.

Longe de ser um clichê do gênero romântico, a novel narra com mais detalhes a Guerra — que também é contada na terceira música — e a história das duas, desde antes de seu encontro até os últimos eventos.

A história se passa principalmente em Alphine, na região de Velcant, reino onde Rin — recém promovida a anjo júnior — é enviada com a missão de investigar um incidente sobre fé em demônios que estava se infiltrando nas igrejas do reino. Quando ouviu gritos vindos da igreja, o anjo voou até o local, temendo que fosse um ataque de demônios e, ao chegar e ver que estava certa, entrou em uma batalha contra o demônio, onde foi ferida pelo mesmo em uma das asas.

Após o demônio conseguir escapar do anjo ferido, Rin foi à Catedral Claude, a maior catedral do reino, a fim de recuperar seu poder sagrado e restaurar os danos em sua asa. E então acontece o primeiro encontro entre o anjo e Miku Cryinpt, uma nobre de uma das famílias mais influentes de todo o reino, tendo estado presentes desde a sua fundação.

Mesmo que os anjos consigam esconder sua forma dos humanos, a jovem ainda conseguia vê-la e convidou-a para sua mansão para que conseguisse se recuperar melhor. Ao aceitar, o anjo é apresentado na mansão como uma nobre que está visitando a mansão.  Lá, ela conhece Lily, uma empregada que ama fazer novos modelos de roupas e considera Rin seu modelo perfeito para as criações, sempre fazendo-a vestir algum modelo novo. Desde então, elas começam a se tornar amigas, se divertir juntas e conversar sobre tudo, desde os costumes dos locais em que viviam até suas histórias mais profundos e pessoais.

Após se recuperar, Rin deve voltar ao Paraíso e concluir sua missão. Seu superior, o arcanjo Kaito, é um dos anjos de Michael — anjos que lutam contra os demônios que se opõem ao Paraíso. Sempre rígido e eficiente, o arcanjo foi um dos anjos que batalharam na Guerra do Paraíso, tendo um desempenho glorioso. Kaito sempre espera que Rin tenha um bom desempenho em suas missões, assim como ele.

Além dos anjos de Michael, há também os anjos de Rafael, que guiam a vida dos humanos, e os anjos de Gabriel, que cuidam da Árvore da Vida, entre eles está Meiko, uma velha amiga de Rin no Paraíso e uma das principais jardineiras da Árvore. A Árvore da Vida é a fonte de toda a vida, tanto de anjos quanto de humanos, e seus frutos se tornam a alma dos mesmos. Por isso, é importante que sempre seja bem cuidada, especialmente por ter sido o alvo dos demônios durante a Guerra.

Com o passar do tempo, o incidente de fé em demônios se agrava e todos os anjos precisam investigar as fontes no mundo humano. No Paraíso, Rin começa a notar que não consegue tirar Miku de seus pensamentos e, mesmo sabendo que está quebrando as leis do Paraíso, ainda deseja passar seu tempo ao lado da jovem, mesmo sem saber que sentimentos a deixavam assim.

Após conversar sobre o assunto com diversas pessoas próximas a ela, o anjo descobre que havia se apaixonado pela humana, que tem um casamento arranjado com o filho de um visconde para promover o status de ambas as famílias, e começa a perder as esperanças.

É então que aparece um velho conhecido, que não poderia ser um amigo seu, e diz que pode ter a solução para o problema: ela poderia ter a chance de estar com Miku, como um humano, desde que fizesse um contrato com um demônio e lhe pagasse um valor equivalente ao de seu desejo.

Diante da possibilidade, Rin fica confusa e com profunda tristeza e pesar com suas opções: esquecer seus sentimentos por Miku e permanecer no Paraíso, ou trair o Paraíso e se tornar um garoto humano para aceitar seus sentimentos por Miku, onde qualquer uma das escolhas lhe seria uma perda trágica; ela deveria desistir da pessoa amada ou de sua vida e amigos de longa data no Paraíso?

Descrita pelo autor como uma "história de amor trágica" em seu comentário original, a música já tem milhões de visualizações totalizadas pelos canais no Niconico e Youtube, se tornando um de seus trabalhos mais notáveis e conquistando milhares de fãs.

A novel dá mais detalhes para a história conhecida por muitos fãs das músicas de Vocaloid. Mesmo com um clipe para a música e uma letra mais objetiva, muitos detalhes e personagens que não estavam presentes no vídeo ganharam espaço na adaptação, fazendo com que muita coisa pudesse ser explicada. A novel mostra o porquê da relação entre Rin e Miku ser considerada um "fruto proibido", o motivo para a única forma de conceder este amor ser "destruir tudo" e o que alguns fãs se perguntavam: por que Miku não notou a ausência de Rin e por que aceitou fugir de seu casamento e partir com Len. Algo que também chamava a atenção de algumas pessoas na história era o fato do vestido que Miku usa em seu casamento ser preto, ao invés do tradicional vestido branco.

Muitas das cenas do vídeo são mostradas e postas em um contexto nos capítulos da adaptação, entre elas, a sequência que se passa entre a primeira e segunda parte da música, onde Miku, aparentemente em choque com algo, afasta Rin, que faz uma expressão triste e se esconde de vista.

A novel conta com quatro capítulos extras que se passam antes dos eventos da história principal. Os dois primeiros contam a história de um arcanjo, o "anjo de olhos azuis", os ensinamentos que passou para outros arcanjos e seu encontro com um personagem já apresentado na história principal, servindo também como um resumo de sua vida enquanto criança.

Os dois últimos contam sobre Rin e Gumi na época em que eram da Academia de Treinamento de Anjos, a única instituição de ensino do Paraíso, cujo objetivo é preparar os anjos para a maioridade. As duas encontram um livro sobre as Sete Maravilhas do Paraíso e decidem investigar os mistérios sobre estas "maravilhas". Dentro de uma semana, elas conseguiram desvendar cinco dos sete mistérios, e logo conseguiram desvendar o sexto. Agora falta apenas a última das Sete Maravilhas, uma que todos os anjos tentam desviar do assunto quando perguntados, com olhares de medo: o Hino do Inferno.

*
*
*

Capa do álbum que contém as duas primeiras músicas da
trilogia, além de uma curta faixa instrumental no piano,
intitulada "Prólogo".

A partir deste ponto, será uma análise das cenas da primeira música e a tradução das três que compõem a história, e conterá spoilers para a novel. Caso ainda não tenha lido, é recomendado terminar a leitura primeiro. Ela encontra-se traduzida no neste link.




Himitsu ~Kuro no Chikai~
Segredo ~O Juramento Negro~

Comentário do autor: "O encontro à noite, eventualmente levaria a um pecado imperdoável.
Um patético anjo caído, uma humana, o fruto proibido, amor e sedução, e uma traição mortal, tudo nesta trágica história de amor."

Letra:

Um anjo caído, que perdeu suas asas,
dedicou seu corpo a um voto profano.
Embora ela estivesse apaixonada por alguém,
com as próprias mãos, ela apagou completamente seu passado.

Um anjo ferido que se perdeu,
perambulava pelas ruas ao pôr do sol,
e encontrou uma garota solitária
cujos olhos eram estonteantemente belos.

Esta cena representa o primeiro encontro de Rin e Miku,
na Catedral Claude, após suas asas terem sido feridas.

No momento em que seus olhos se encontraram,
o anjo ferido imediatamente se apaixonou,
e, com seus sentimentos aumentando,
abriu a caixa do tabu.


O que ela colheu foi o fruto proibido
escondido atrás de seus sorrisos.
Para conceder o amor imperdoável entre um humano e um anjo,
a única forma era destruir tudo.

A maçã mão de Rin representa o pecado que ela cometeu
ao trair o Paraíso. Uma maçã fresca e recém-colhida.

Com meu coração impecável de lado,
enquanto eu puder viver com nosso amor,
então descartarei minhas asas,
e oferecer meu corpo ao demônio.


Miku prepara seu vestido para o casamento com o filho
do Visconde Iceburg.
Mas o casamento não é algo que ela quer, é apenas uma
obrigação por causa de status para as duas famílias.

Essa e as próximas três imagens se passam na parte em que
Rin, por impulso, beijou Miku e, ao ver sua reação, fugiu.




A esposa, vestida completamente de preto,
no lugar onde seriam feitos os votos sagrados,
encontrou um homem misterioso,
que estava sorrindo com olhos sutis e sonhadores.

Miku estava na festa de seu casamento e, ainda deprimida
por não ser a sua escolha, foi ao jardim dos fundos da
mansão, onde seu acessório voou e o estranho a entregou.

Rin fez o contrato com o demônio e surgiu como o
humano Len.
No momento em que seus olhos se encontraram,
a garota ferida imediatamente se apaixonou,
e, com seus sentimentos aumentando,
deu às costas a tudo em traição.

Miku abandonou seu casamento e aceitou partir com
Len para Tard.

O que eu obtive foi o fruto da luxúria
que estava ansiando em minhas mãos.
Enquanto explorávamos um ao outro e trocávamos calor do corpo,
até mesmo o voto puro que eu mantinha
começava a se corromper.


O pecado de Rin (agora Len), começou a crescer e apodrecer,
enquanto Miku cometeu seu primeiro.

Enquanto pulverizei completamente
meus amores passados, laços e relações,
eu, cativado por você, ficarei apenas mais sórdido,
ao ponto que lamentarei até mesmo meus arrependimentos.

Esta sequência, na verdade é a imaginação de Len, se
levarmos os acontecimentos da novel em consideração. O
anel que Len lhe deu é o mesmo que Rin lhe dera no
Mercado Lustroso.

Embora Miku tenha sorrido na primeira cena em que
encontrou Rin, esta é a primeira em que ela sorri de verdade
e tem uma expressão de felicidade, por finalmente estar
livre para fazer o que quiser e estar verdadeiramente feliz
com sua vida ao lado de Len.

E os dois começariam a ser felizes de verdade.

Ah, o pecado imperdoável
se tornou uma ferida incurável que continua.
Então, uma furiosa flecha do julgamento
perfura a garota coberta de preto.


Kaito, o arcanjo que era o superior de Rin, lembra de quando
viviam juntos quando ela foi tirada dele.

E, parte por seu dever, parte por vingança e
ciúmes, ele mata Miku.

Um anjo caído, que perdeu suas asas,
desatou seu voto profano.
Em troca da vida da garota,
o anjo deixou nada mais que uma única pena, reviveu a garota,

No fim, Miku percebe que estava, na verdade, com Rin, e
suas memórias sobre o tempo que passaram juntas voltam.


e desapareceu.


Um anjo caído que perdeu suas asas,
e a esposa manchada completamente de preto,
mesmo que mergulhassem até o fundo do abismo,
ainda manteriam o laço de seus votos,
e continuariam a viver seu pecado imperdoável.

Quando o fruto do pecado se tornar completamente apodrecido...
Até o dia em que se encontrarem novamente.

*
*
*

Himitsu ~Shiro no Chikai~
Segredo ~O Juramento Branco~

Esta música conta a história do ponto de vista de Miku. Ela sabe que afastou a pessoa que mais ama, mas não consegue lembrar de seu rosto. No dia de seu casamento, ela conhece um homem chamado Len e foge com ele. Embora ela ame Len, ela sente que isso não é certo e isso a machuca. Depois, Miku é baleada por Kaito e quando Rin troca suas asas por sua vida, ela percebe quem ela era, mas é tarde demais, já que sem suas asas, ela morre. Embora Miku esteja de coração partido com a morte de sua amada, ela acredita que se continuar amando Rin, elas se encontrariam novamente.

Letra:
Eu tive um sonho triste
No sonho eu não percebia
Que destruí um tesouro precioso
Com minhas próprias mãos

Um dia, estas memórias perdidas foram
Jogadas dentro do meu coração
Apenas a solidão foi deixada comigo
E distrai minha mente vazia.

Olhando para o céu,
Eu estendi meus braços
Mas não consegui tocar o alvo além
Neste triste sonho
Alguém sorriu e segurou minhas mãos
Quem era...?

Até o fim do céu
Se eu puder voar e procurar por você
Segurarei você em meus braços
E nunca vou soltar
Este é meu juramento.

Da memória aprisionada
Minha alma gêmea apareceu
Com um sorriso de pesar
Nesse instante eu senti que o queria

Meu coração vazio e perdido
Deveria estar completo
Mas por quê?
Quanto mais o amo, mais vazio meu coração fica
Estou perdendo algo importante...?

Não posso deixar esse sentimento o alcançar
Mesmo que o ame como louca
Minha mente continua vazia e dolorosa
Eu te amo tanto
Mas por quê...?

Algo doce foi perdido
Das profundezas de minha memória
Lembrei de minha amada em lágrimas
A pessoa...
A pessoa...
Por quem estava procurando no meu coração
A pessoa é...

Eu sei que este sentimento nunca poderá alcançá-la
Mesmo assim, ainda continuo te amando
Eu poderei tirar este vestido preto algum dia
E me tornar um branco puro que envolve tudo
Eu dedico este voto branco a você
Acreditando que posso encontrá-la de novo.

*
*
*

Himitsu ~Seisen no Chikai~
Segredo ~O Juramento da Guerra Sagrada~

Esta música se passa mil anos antes dos eventos de "O Juramento Negro". Kaito, Lily, a rainha dos anjos, e um anjo de cabelos verdes, Mikuo, lutaram contra um demônio para proteger "o Éden Sagrado" e o baniram para a terra.

O fogo do inferno foi liberado
Contra nossa Mãe Sefirot
Porto o destino de proteger
O Éden, o Paraíso sagrado, em nome da ordem.

Como indicam as palavras do Senhor
Reúnam-se, sob a vontade de Deus
Maravilhados, agitamos nossas asas

Transmitimos a ordem sagrada à esta terra corrupta
Não deixamos nenhum vivo, nem nas profundezas do Inferno
Cacem todos!

Matem a furiosa cruz nestas asas
Concedam o castigo sagrado ao tolo demônio!
Façam soar os tambores que iniciam a luta
Vamos, ao caos da guerra da criação

Transformemos a ira e a dor em um juramento
Concedam o castigo sagrado ao tolo demônio!
Cantemos alto nosso orgulho e nossos medos
Vamos, à uma vitória gloriosa... avancem!

Ruja, pistola sagrada
Dance, espada sagrada
Mesmo que acabemos como folhas secas
Façam soar os tambores que iniciam a luta
Vamos, ao caos da guerra da criação

*
*
*

Embora seja uma trilogia, grande parte dos fãs conhecem apenas as duas primeiras músicas, pois são as únicas que estão no álbum Himitsu ~Mushoku no Chikai~ (Segredo ~O Juramento Sem Cor~) e devido ao grande espaço de tempo entre o álbum e a terceira e última música, lançada em 2014 no álbum Polkadodge. De todas as músicas, apenas a primeira tem clipe, as duas últimas são músicas exclusivas do álbum.

A primeira música da trilogia é cantada por Rin e Len, a segunda por Miku e a terceira por Kaito, Lily e Mikuo (que é uma alteração feita na voz da Miku no programa VOCALOID para que ela pareça masculina). Embora não estejam presentes em nenhuma das músicas, outros Vocaloids, como Luka, Gaku, Gumi e Meiko estão presentes na adaptação para novel.

Da esquerda para a direita: "O anjo de cabelos verdes"
(Mikuo), Meiko, Gumi e Gaku, Rin e Kaito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário